Histórias que o Vovô contava

A Pátria do Índio

A Pátria do Índio

_O que você está comendo,Pedro?
_ Mandioca,professora.
_ Guarde a merenda para o recreio e diga-me uma coisa: a mandioca é um fruto ou uma raiz?
_ Uma raiz.
_ Muito bem! Palmas para o Pedrinho e depois,façam silêncio.
_ Vocês agora vão ficar sabendo que a mandioca já era conhecida no Brasil,antes do descobrimento.Quando Cabral chegou à Bahia,já os índios se alimentavam de mandioca e tinham-na como grande fonte alimentícia,apesar de comê-la sem sal.
_ Por que não punham sal, diz Pedrinho?

_ Os índios não tinham sal,e por essa razão,não usavam em seus alimentos; talvez seja este o motivo de serem muito fortes,já que o sal enfraquece os alimentos,apesar de dar-lhes melhor sabor.
_ Alguém quer fazer mais alguma pergunta?

_ Sim,professora.
_De onde vieram os índios,já que era uma terra desconhecida?

_ Boa pergunta,diz a professora; os índios são os legítimos brasileiros,pois os demais são descendentes de europeus.

_ Qual a origem do índio no Brasil?
_ Eles são descendentes de asiáticos e há mais de mil anos antes de Cristo,entraram na América do Norte,pelo Estreito de Bhering,pois,só ali,conseguiram atravessá-lo a nado,cuja distância é de duzentos metros de largura.Habitaram primeiramente o Canadá,Estados Unidos,México,onde seu núcleo é de maior importância até hoje,indo posteriormente para América do Sul e Brasil.

_Conforme ia falando no início da aula,os indígenas se alimentavam também de frutas e mel silvestres,além de caça e pesca.São considerados grandes pescadores,visto que suas armas são feitas por eles mesmos,já que entre eles não há comércio.
Constroem suas ocas,cobertas de sapé;usam a tabua para tecer suas esteiras para dormir;fazem sua própria cachaça de cana ou mandioca; muitos já têm seu próprio alambique.

_ Os índios só não são mais adiantados,porque não existe incentivo governamental. O governo fica sempre do lado do fazendeiro, considerando que o índio seja um entrave.
_Lembram-se do acontecimento com o índio pataxó,em Brasília?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial