Histórias que o Vovô contava

O Coroinha


O Coroinha

Quem vai à Presidente Prudente,pode ver bem no centro da cidade,duas praças;a Nove de Julho e,em anexo,a Monsenhor Sarrion,que os prudentinos conhecem como"Praça da Catedral".
Pois é ali que foi erguido o monumento em homenagem ao religioso,que assumiu a paróquia de São Sebastião,até o ano de 1948,quando então,faleceu.
Padre Sarrion tinha um coroinha,por nome de João Bispo,que foi muito querido de todos os prudentinos,pois era hábil tocador de acordeon.Por isto,costumava chegar atrasado na igreja,já que ficava até alta madrugada nos bailes.
Certa vez,no início da missa,quando o padre disse:
_Dominum Vobiscus.
O nosso bom ajudante respondeu:
_Não estou dormindo não,padre,foi só um cochilo.
O nosso leitor bem pode perceber que naquela época as missas eram celebradas em latim e o famoso coroinha entendeu"dorme não,João Bispo".
Certa vez foram celebrar uma missa no sítio,onde havia uma capela,de propriedade do próprio padre;capela esta,em mau estado de conservação e com alguns buracos nas paredes.
Começa a missa e o povo assusta com um gambá que entra pelo buraco.
O padre, então,diz:
_Mate o bicho!
Muito obediente,o nobre coroinha,que tinha nas mãos o cálice com o vinho da consagração,não fez outra coisa,a não ser beber todo o conteúdo líquido,uma vez que gostava de,uma vez ou outra,"matar o bicho".

1 Comentários:

  • Às 3:43 AM , Anonymous Anônimo disse...

    Naveguei pelo seu Blog. Li vários contos. Ranchinho de Sapé chamou-me mais a atenção,mas todos são ótimos. Li tb seu perfil. Gosto de espelhar-me em pessoas como você, não traça limites paea o saber e reconhece que cada momento da vida é sempre uma oportunidade para aprender alguma coisa a maisi.Parabéns pelo eu trabalho.Vá escrevendo e eu vou lendo.Abçs

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial