Histórias que o Vovô contava

As Cerejas

As Cerejas

Um camponês viajava com seu filho por regiões desertas e caminhos sinuosos, com pouca habitação; raramente se encontrava alguém naquele “ oco do mundo “. Apenas algumas carroças com suas lonas cobertas de poeira davam sinal de vida naquelas inabitáveis regiões, onde se anda o dia todo para encontrar um córrego.
Por sorte, naquele dia, alguém vinha em sua direção.
_ Boa tarde, diz o viajor, encostando sua viatura na sombra de uma árvore. Em que posso servi-lo, meu amigo?
_ Se me deres água, estarei bem, pois o meu mal é sede.
Então, o outro respondeu:
_ O pouco que ainda me resta, repartirei contigo, pois ainda tenho algumas léguas pela frente.
Depois de se refazer do cansaço, os dois se despedem e seguem, cada um, o seu caminho.
Alguns quilômetros adiante, o velho vê brilhar, à beira da estrada, uma ferradura e diz ao filho:
_ Apanhe esta ferradura que, poderá nos servir algum dia.
Porém, o garoto não deu a menor atenção; como a dizer: _O velho já está caducando! Onde já se viu? Carregar ferro velho para entulhar nossa casa.
Entretanto, sem que o filho percebesse a manobra, o pobre viajor recolheu a sucata e guardou-a, com muito carinho.
Mais alguns quilômetros `a frente, o filho diz:
_ Pai, tenho sede e nossa água já se acabou; como fazer agora?
_ Meu filho! - Responde o velho.
_De sede, sei que não morreremos; Deus nos trará água.
Por sorte, aparece nova carroça, que também não tinha o precioso líquido, mas o viajante lhes disse:
_Alguns quilômetros `a frente, há um riacho, onde poderão matar a sede.
_ Meu pai! –Diz o filho.
_Estou morrendo de sede e não posso esperar mais nem meia hora.
_ Meu filho! Há alguém ali na frente, á beira da estrada, descansando. É possível que nos ajude.
_Não tenho água, diz o estranho, mas quero vender estas cerejas; que tal?
_ Ótimo! Proponho compra-las, porém...
O garoto ri, então, do pobre velho, pois sabe que em sua bolsa não há um centavo, sequer.
Contudo, nosso herói propõe trocá-las pela ferradura e foi negócio feito.
Mataram a sede com as gostosas cerejas e, assim, prosseguiram viagem, sem o menor problema
.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial